15

agosto 2015

biscoitoinverno

Receita delícia para deixar o fim de semana mais docinho! 🙂 Esse biscoito é a cara do inverno, ideal para decorar festas, ou mesmo tomar um chazinho mais bonitinho no fim de uma tarde gelada.

biscoito

Você vai precisar de:

  • 250gr de farinha de trigo peneirada
  • 100gr de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 100gr de açúcar mascavo
  • 50gr de especiarias (canela, gengibre ou cardamomo)
  • 1 xícara de açúcar confeiteiro
  • leite

biscoito4

  1. misture a manteiga com o açúcar e mexa bem.
  2. Acrescente o ovo e continue mexendo até ficar uma textura mais homogênea.
  3. Acrescente as especiarias escolhidas. No meu caso, usei uma mistura de 50gr de canela e gengibre em pó.
  4. Acrescente a farinha aos poucos e vá mexendo até ser difícil mexer com a colher. Nesse ponto você deverá usar as mãos.
  5. Continue amassando a massa até desgrudar das mãos. Se necessário, coloque mais farinha. A massa deverá ficar com a consistência de uma massinha de modelar.
  6. Pegue pequenas partes da massa, jogue um pouco de farinha em uma superfície e abra a massa com um rolo.
  7. Abra até a massa obter a altura desejada. Quando mais fino, mais crocante o biscoito. em seguida, corte no formato desejado.
  8. Leve para assar em forno máximo por aproximadamente 10 minutos. Ou até as bordas começarem a dourar.

biscoito5

A cobertura é um glacê simples feito com açúcar de confeiteiro e leite. Você deverá pegar 1 xícara de açúcar de confeiteiro e acrescentar 1 colher de leite por vez, mexendo bem até o açúcar incorporar o leite. Se ficar muito duro, acrescente mais uma colher. O que desejamos é obter uma consistência cremosa, mas não muito líquida. Cremoso o suficiente para ser espalhada sobre os biscoitos. Mais ou menos como a foto abaixo.

biscoito6

Depois disso é só levar a geladeira e deixar endurecer sozinho. Esse glacê é uma versão prática, e deixa um aspecto meio translúcido que eu acho super a cara do inverno. Depois disso eu gosto de peneirar um pouco mais de açúcar confeiteiro sobre os biscoitos só para dar um toque final. Fica bem docinho.

Para quem prefere algo mais suave, a dica é fazer sem o glacê, porque o biscoito em si é muito delicioso.

RENDIMENTO: 50 biscoitos pequenos

 


Escrito por
Jess

Crumble de tangerina
Outono é a época das tangerinas, uma das minhas frutas favoritas! Então pensei que fazer um crumble com essa fruta, seria uma ideia deliciosa de sobremesa para essa estação! :) Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de mandioca (se preferir, pode usar aveia) 1 xícara de açúcar 4 colheres de sopa rasas de manteiga 2 tangerinas médias Em um recipiente, adicione a farinha, o açúcar e a (...)



Deixe seu comentário! Vamos adorar ler sua opinião :)





[…] fazer coisas com cerejas e nozes (tipo essa torta), assados com damascos, biscoito de gengibre (a receita é a mesma do biscoito de inverno)… Para sair da rotina, estou pensando em tentar fazer a clássica rabanada que eu nunca […]

Deu água na boca, Jess! Assim como a maioria das receitas que você faz, minha nossa. Acho que ainda essa semana farei aquela sopa de tomate que você ensinou, até imprimi a receita. <3

PS.: Amando o novo layout!

Beijos e sorrisos.

Jess

♥ ♥ ♥ Depois me conta se gostou.

Amei essa receita! Ela parece ser super fácil mesmo, e apesar do inferno ter sido bem #fail aqui em São Paulo, dá ainda para aproveitar algumas delícias dele né? Já quero testar essa receita, achei ela simples não só de fazer mas pelos igredientes que, pelo menos eu, costumo sempre ter em casa!
Valeu pela dica, Jess! 🙂

Jess

ela é bem simples mesmo, e fica uma coisa linda 🙂 ♥

Que receita mais linda! <3 Infelizmente o inverno falhou esse ano e nem parece que existiu direito, mas essa receita me fez imaginar um dia bem frio pra ficar debaixo das cobertas lendo um livro e comendo ouvindo o barulhinho de chuva. hahaha Fiquei com vontade de fazer!
Um beijo. 🙂

eu adoro biscoitinhos! <3
Esses ficaram bem bonitinhos e a finalização deixou bem carinha frio mesmo. Me lembrei de uns de fécula de batata que eu fazia direto. Bateu saudade aushuahsuh! beiju

Adorei a receita, vai poucos ingredientes e parece ser super simples de fazer!
E realmente, tá verão aqui em SP, mas imagino que esses biscoitinhos sejam gostosos em qualquer época do ano hehe!

Jess, super comeria esse biscoito em qualquer estação, parece ser ótimo mesmo. Vou guardar a receita, pra testar por aqui.

Otimo fds.

beijos

Entendo perfeitamente a situação de se estar uma temperatura de verão que a qual você precisa chamar de inverno. Tristeza não é verdade? Mas o que vale é a intenção e se o biscoito é delicioso! HAHA Fiquei animada e acho que vou testar em principal quando vou fazer uma festa da pijama com minhas amigas e achei prático de se fazer.

Clichê de Escritora

Suas fotos são demais! Adoro foto de comida com fundo branco *-*
E ai. SP tá verão né? Que saco, não dá pra ser feliz com tanto sol.
Eu comeria o biscoito mesmo assim porque biscoito é bom em qualquer estação, ainda mais caseiro :9