23

dezembro 2015

cherrypie1

O blog está em ritmo de férias porque estou tentando aproveitar esses dias para desconectar. Porém não podia deixar de compartilhar uma receita deliciosa que servi esses dias, e que é perfeita para as festas de fim de ano. Se alguém ainda não tiver planejado qual sobremesa servir na noite de amanhã, essa é uma boa pedida, porque apesar de ter um jeito pomposo, garanto que é super simples e faz um enorme sucesso. Afinal, é cereja e nozes, uma combinação imbatível.

cherrypie5

Você vai precisar de

  • 200gr de farinha de trigo
  • 200gr de manteiga
  • 50gr de açúcar (para massa)
  • 150gr de açúcar
  • 300gr de cerejas
  • 100gr de nozes
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1xícara de chá de água

Primeiramente algumas orientações:

  • você deve começar com o recheio. A massa fica pronta rápido, mas o recheio demora para esfriar e ele deve estar totalmente frio para ser colocado na massa.
  • Se for usar cerejas em calda, use apenas 50gr de açúcar para não ficar muito doce.
  • A forma mais fácil de tirar o caroço da cereja é apertando no meio. Faça isso em cima de um pote para coletar possíveis pedaços da cereja que caírem no processo.
  • O ponto da massa é quando ela estiver homogênea. O ponto médio entre não grudar tanto nas mãos e não quebrar com facilidade.A massa é o ponto mais importante. Uma massa dura e a torta ficará pesada, uma massa mole e não dará certo. Para ela ficar leve, recomendo uso de manteiga pura (daquelas que são apenas creme de leite e sal).
  • Para colocar a massa na forma, recomendo pegar pequenos círculos na palma da mão, grudar na forma e ir apertando. Repita o procedimento até cobrir a forma.
  • Não tem nenhum problema se não tiver habilidade para decorar a torta. Eu mesma confesso que sou bem ruim nisso, e mesmo assim, ainda fica apresentável! veja esse gif e compare o antes e o depois.
  • Se usando as medidas de ingredientes descritas para a massa, você sentir que não deu o ponto, pode acrescentar mais farinha. A depender da qualidade da farinha pode haver variações..

cherrypie3

  1. Em uma panela, coloque as cerejas picadas (sem caroço), a água e o açúcar. Leve ao fogo médio mexendo de vez em quando até começar a borbulhar.
  2. Quando começar a borbulhar, mexa com mais frequência. A ideia é fazer uma geleia de cerejas, então você vai perceber conforme for engrossando o caldo. Não se preocupe se demorar, uma hora dá certo
  3. Em um copo,  coloque 4 colheres de sopa de água e dissolva o amido de milho, mexendo com uma colher. Quando a calda de cerejas já estiver mais condensada, acrescente essa mistura junto com as nozes, e mexa bem, para não empelotar.
  4. Depois desse último ponto você deve mexer sem parar a calda, e vai sentir aos poucos que ela vai engrossando.
  5. Quando sentir que o recheio tem uma consistência firme, desligue o fogo e espere o recheio esfriar totalmente.
  6. Aqueça o forno à 180º.
  7. Em uma tigela acrescente a manteiga, a farinha e o açúcar (da massa). Comece a mexer com as mãos para dar o ponto. Primeiramente vai virar uma farinha. mas conforme for amassando, a massa vai aparecendo.
  8. Após isso, você deve colocar a massa na forma de sua preferência, modelando com pequenos pedaços. Não tem problema ir colocando aos pouquinhos, só recomendo que você amasse bem para não ficar muito grossa.
  9. Depois disso é só colocar o recheio no meio.
  10. O mesmo procedimento que fez para colocar a massa de fundo na torta, você deverá fazer para cobri-la. Mas com cuidado, para não apertar demais o recheio e vazar.
  11. Corte pequenas tiras da massa e coloque de forma diagonal conforme as imagens. Esse gif mostra melhor qual o processo.
  12. Leve a torta para assar no forno pré-aquecido por mais ou menos 15 minutos. Sempre confira pelo vidro do forno a coloração da torta.  Quando estiver douradinha, está pronta 🙂

cherrypie4

fazer tortas perfeitas é uma arte que um dia espero dominar. É preciso muita prática para evoluir a cada fornada. Porém essa receita é simples e difícil de errar, porque a cereja é uma fruta fácil de fazer geleia e usando manteiga de boa qualidade, acho difícil errar o ponto da massa. Por isso, espero que aproveitem, e por favor não deixem de me contar, se gostaram dessa receita

Rendimento: 6 pedaços pequenos


Escrito por
Jess

Crumble de tangerina
Outono é a época das tangerinas, uma das minhas frutas favoritas! Então pensei que fazer um crumble com essa fruta, seria uma ideia deliciosa de sobremesa para essa estação! :) Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de mandioca (se preferir, pode usar aveia) 1 xícara de açúcar 4 colheres de sopa rasas de manteiga 2 tangerinas médias Em um recipiente, adicione a farinha, o açúcar e a (...)



Deixe seu comentário! Vamos adorar ler sua opinião :)





[…] o início. Eu tenho algumas tradições, como por exemplo, fazer coisas com cerejas e nozes (tipo essa torta), assados com damascos, biscoito de gengibre (a receita é a mesma do biscoito de inverno)… […]

Nossa já fiquei com água na boca só de ver essas fotos da torta,quero tentar fazer ♥

Jess

♥ depois me conta se deu certo?

Que delícia <3

as receitas daqui estão TÃO lindas!
claro que eu resolvi vê-las, todas, hoje, 10h da manhã, no trabalho, com todas as lanchonetes fechadas, né? parabéns pra mim hahaha

Jess

risos! obrigada!!! ♥