3

outubro 2016

chilli

A receita de hoje é um clássico da culinária mexicana, só que revisitado, com um toque à brasileira. Primeiramente pelo sabor  da pimenta malagueta, aquela que tem gosto de Brasil e que é facilmente encontrada em nossa cultura. Segundo pelo toque de bacon, que dá aquele cara meio “feijoada” que tem a cara do nosso país. Eu gosto do  tradicional chili mexicano, mas essa versão é especial, porque reúne o melhor de duas culturas, e dois mundos. Excelente para um ¡dia de los muertos! aqui! 😀

Hoje iniciamos uma série de posts especiais do dia de los muertos! Toda segunda de outubro teremos receitas especiais com a temática, para nos prepararmos paras as festividades do fim de outubro!

chill

Você vai precisar de:

  • 250g de carne moída
  • 150gr de bacon picado em cubos
  • 2 cebolas médias picadas em fatias pequenas
  • 4 tomates médios
  • 3 conchas de feijão (só o grão) e uma concha de caldo
  • 1 colher de sopa de óleo para refogar
  • sal e pimenta malagueta à gosto

chilli2

  1. Deixe 3 conchas de grão de feijão de molho no dia anterior. Cubra os feijões com água.
  2. No dia de fazer o prato, escorra a água do molho e adicione em uma panela de pressão. Cubra os feijões com água, tampe a panela e leve ao fogo médio para cozer. Leva cerca de 30 minutos para cozer, mas vai depender do seu fogo, então fique de olho. Depois de pegar pressão, deixe apenas 10 minutos.
  3. Certifique-se que o grão do feijão está mole. Caso não esteja, deixe cozer mais tempo até ficar molinho. Após esse processo, deixe esfriar e reserve.
  4. Em um liquidificador pulse os 3 tomates médios, com meia xícara de água. Reserve. (pulsar significa dar uma leve processada no ingrediente. Ligue e desligue após 5 segundos, não deixe ficar completamente líquido).
  5. Em uma panela média, adicione o óleo e leve para o fogo médio até esquentar. Após quase um minuto, adicione a cebola e o bacon, e frite mexendo bem, até ficar com um aspecto douradinho.
  6. Adicione a carne moída, e frite bem, até ela toda adquirir um aspecto escuro, de carne frita. Isso leva cerca de 8 minutos, e pode variar dependendo da quantidade de água que a carne soltar.
  7. Adicione o tomate processado e mexa bem.
  8. Em seguida adicione o feijão. 3 conchas de grão e 1 de caldo (o caldo do cozimento).
  9. Mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos.

chilli2

Depois é só desligar, temperar com sal e pimenta à gosto e servir. Deixo o sal e a pimenta à gosto, porque cada pessoa tem uma preferência. Eu particularmente sou um pouco intolerante a coisas picantes, então coloco bem pouco só para dar um sabor de fundo. Ah, e uma dica: gosto de usar metade da quantidade de cebola roxa, porque dá um sabor picante também, na medida certa.

chilli6

Você pode servir com uma folha de alecrim e uma pimenta por cima. Fica um charme! Além disso, pode acompanhar uma porção pequena de arroz,  que combina super bem

Rendimento: 4 porções pequenas


Escrito por
Jess

Crumble de tangerina
Outono é a época das tangerinas, uma das minhas frutas favoritas! Então pensei que fazer um crumble com essa fruta, seria uma ideia deliciosa de sobremesa para essa estação! :) Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de mandioca (se preferir, pode usar aveia) 1 xícara de açúcar 4 colheres de sopa rasas de manteiga 2 tangerinas médias Em um recipiente, adicione a farinha, o açúcar e a (...)



comente pelo blog





4 Comentários em “Chilli com carne revisitado”


Ai que delícia!!! Eu sempre coloco uma colherzinha de cominho quando faço chilli! O bacon nunca tinha tentado, deve ficar uma delícia <3

Jess

hmmm. cominho deve dar um toque especial 🙂 vou tentar!

Parece uma delícia essa receita! No meu caso, veg, dá pra fazer com proteína de soja. Depois vou experimentar a receita fazendo a substituição. Com nachos também fica um ótimo acompanhamento pra petiscar.

Beijos!

Jess

Sim! Eu sempre fiz com soja, e fica delicioso! 🙂