10

outubro 2016

churros

Continuando o especial de ¡dia de los muertos! A receita de hoje é especial, porque é colorida, fácil, divertida e cheia de referências da nossa cultura latina! Churros é uma das minhas melhores lembranças da infância e me remete muito à cultura mexicana pelo clássico episódio de Chaves em que o Sr. Madruga decide vender churros. Nada melhor para um dia de celebração certo? Só festa!

churros6

Você vai precisar de:

  • 3 xícaras de leite
  • 1 xícara de chá de água
  • 4 colheres e meia de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 4 xícaras de chá de farinha
  • 1 lata de leite condensado (precisa ser lata)
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela

churros5

  1. Coloque a lata de leite condensado dentre de uma panela de pressão e encha com água numa altura um pouco maior do que a lata. Leve ao fogo alto, por cerca de 50 minutos.
  2. Após esse tempo, desligue e deixe sair a pressão. Em seguida reserve.
  3. Em uma panela média, adicione o leite, a água, a manteiga e o extrato de baunilha. Leve ao fogo médio até começar a levantar fervura.
  4. Adicione a farinha de trigo aos poucos e mexa bem com uma colher de pau, até cozinhar levemente a massa.
  5. Desligue o fogo, retire a massa, e deixe esfriar até o ponto que consiga amassa-la com as mãos.
  6. Amasse levemente a massa com as mãos até ficar homogênea.
  7. churros4

  8. Leve essa massa a um saco de confeiteiro e esprema até sair no formato de churros. Você pode usar um acessório de fazer churros (eu tenho um tipo esse), ou se achar mais prático, apenas fazer rolinhos de massa. Particularmente recomendo fazer o formato de churros, porque fica mais crocante. Mas existem várias alternativas.
  9. Em uma panela pequena, coloque óleo até a metade e leve ao fogo médio, até esquentar. Quando tiver quente, coloque os churros e frite, sempre virando para fritar por todos os lados.
  10. Deixe escorrer em um prato com papel absorvente (tipo toalha).
  11. Em seguida passe em uma mistura de açúcar e canela. Abra a lata de doce de leite e sirva com granulado!

churros2

Como dá pra ver, apesar de ter muitos passos, é uma receita fácil de fazer, e que leva ingredientes muito simples, facilmente encontrados em qualquer lugar!

churros3

Espero que tenham gostado! Para fazer a versão vegana/intolerante à lactose, basta substituir a manteiga por creme vegetal (tipo margarina s/ leite) e o leite de vaca por leite vegetal. Já fiz várias vezes e fica delicioso, bem mais leve, inclusive! 🙂

Rendimento: 20 churros médios


Escrito por
Jess

Descongelando
Inverno... Aquela estação onde tudo adormece um pouco. Onde podemos aproveitar o frio para nos aconchegarmos em nossos cantinhos e aproveitarmos as boas companhias no conforto de um delicioso chocolate quente. Acreditamos que o inverno pede de nós um pouco mais de introspecção e é um bom momento para realinharmos nossos objetivos para os próximos meses. Por isso que celebramos o inverno também em seu próprio ritmo. (...)



Deixe seu comentário! Vamos adorar ler sua opinião :)





comendo com os olhos aqui 🙂

Jess

<3

Embora não goste tanto de doces, churros é sempre uma boa pedida!
A postagem está muito linda.

Parabéns e sucesso sempre ao Caos Criativo.

L.

<3