5

dezembro 2016

natalinesl

Dezembro chegou e com ele as festividades de fim de ano. A minha data favorita do ano sempre foi o natal, por isso gosto de celebrar ao longo de mês inteiro, com pequenos rituais que marcam o clima natalino. Esse ano comecei um pouco tarde porque ainda estou bem atarefada com a mudança para o aptox e tudo mais que isso envolve. Mesmo assim já comecei a me inspirar para não deixar de curtir essa época tão especial. E como estou sendo compartilhando tudo por aqui, hoje venho escrever sobre meus pequenos rituais e algumas inspirações entrar no clima e curtir o natal de forma inesquecível.

      • A árvore de natal

A primeira coisa que faço é comprar a árvore de natal, porque para mim ela marca o início de tudo. Prefiro sempre os pinheiros naturais, ou qualquer outro arbusto, pois não gosto de árvore de plástico. Esse ano eu vou optar por uma decor bem mais minimalista, quase sem muitos adereços porque estou numa vibe bem básica. O bacana do ritual de montar e decorar a árvore é todo o simbolismo. Entrar no clima, preparar a casa, pensar em ideias que tenham a ver com sua rotina e personalidade. No pinterest tem várias inspirações legais, desde árvores glamourosas a pequenos projetos de DIY que não envolvem muito mais do que a criatividade. Um exemplo é essa árvore rústica, feitas com gravetos e outros materiais bem básicos.

      • Pensar no cardápio da ceia

Sei que muitos deixam esse ponto por último. Mas como as comidinhas natalinas são a minha parte favorita, eu já fico pensando em tudo desde o início. Eu tenho algumas tradições, como por exemplo, fazer coisas com cerejas e nozes (tipo essa torta), assados com damascos, biscoito de gengibre (a receita é a mesma do biscoito de inverno)… Para sair da rotina, estou pensando em tentar fazer a clássica rabanada que eu nunca experimentei! Talvez também, muitos outros pratos. Eu gosto de  pensar no cardápio, buscar receitas e ir testando, pois é a minha forma de fazer do mês de setembro, um laboratório culinário.

Nós estamos preparando um especial de receitas natalinas que entrarão no blog nas próximas semanas.

      • Preparar os presentes

Outro ritual com o qual eu sempre me divirto é pensar nos presentes. Quase nunca eu vou as compras. Eu particularmente gosto de presentes simbólicos. Docinhos feito por nós, lembrancinhas DIY, cartões… Coisas que demonstrem carinho e cuidado, para que a pessoa saiba que você pensou nela. Ano passado eu fiz algo totalmente novo que achei muito legal. Dei de presente para as pessoas coisas que não me serviam mais. Como bons livros, roupas que comprei e não usei, filmes… Pensei em cada coisa que tivesse a ver com a pessoa em questão, assim pude presentear sem gastar praticamente nada e a maioria das pessoas adorou os presentes, porque eram coisas que tinham realmente a ver com elas. Outras ideias podem surgir a medida que a gente exercita a criatividade. Mais para frente farei um post só com dicas e sugestões de presentes legais para um natal mais consciente e simbólico. Aguardem!

      • curtir as músicas

Montar a playlist de natal é algo que eu faço assim que a árvore está montada. Esse ano confesso que fiz antes da árvore, porque eu estou meio viciada no spotify. Nem preciso frisar porque uma playlist natalina é uma ótima forma de entrar no clima, porque acho que é óbvio por si mesmo. Ano passado escrevi um post com as minhas músicas favoritas e esse ano montei uma playlist no spotify. Eu também gosto muito de acompanhar as playlists de outras pessoas, então se você quiser me dar sugestões de músicas, ou compartilhar comigo suas escolhas, deixa aí nos comentários! 😉

    • Escrever os cartões de natal

Escrever cartões e enviar para as pessoas queridas é outra tradição que me faz entrar no clima de fim de ano. Escolher papéis, pensar nas palavras, embalar com capricho e cuidado… Poucas coisas são tão gostosas. Esse ano eu vou fazer algo mais simples e minimalista, principalmente porque reflete bem o meu momento de desapego. Mesmo algo simples, penso que o importante é não deixar de fazer, porque de todas as tradições essa é uma das mais bonitas. Dedicar um tempo para enviar carinho para um pessoa em forma de imagem e palavras é algo muito bonito que o natal nos proporciona.

E por fim, inspirar é a palavra chave! Nada melhor para entrar no clima mágico das festividades de fim de ano. Para te ajudar nisso, montamos um painel no pinterest cheio de referências. Não deixe de seguir por lá, porque estamos sempre adicionando coisas novas. No mais, queremos saber… quais suas tradições de natal? Já entrou no clima? montou a árvore? Conta pra gente! 🙂


Escrito por
Jess

Nosso mini arraial
No último fim de semana, tivemos nosso mini arraial. Com as dicas que demos no último post, organizamos uma pequena celebração no aptox, cheia de delícias, boa música e bons papos. Foi algo extremamente simbólico e intimista, por isso não poderíamos deixar de registrar, como inspiração. Como fizemos em um apê pequeno, não ousamos muito. Montamos 2 mesas, uma de doces e uma de salgados. A de doces foi a principal (...)



Deixe seu comentário! Vamos adorar ler sua opinião :)





Poxa Jess, com tanta coisa ruim acontecendo de 2016 realmente é muito difícil entrar no clima natalino. Todo mundo fala que não é a mesma coisa de antes e realmente não é, só depende da gente de fazer com que a magia aconteça. Já que a grana está curta, nada melhor do que aquecer o coração de quem a gente ama com um belo cartão! Obrigada pela dica.

Jess

sim! eu concordo que realmente não está fácil. Mas é importante não deixarmos a vida passar pelas dificuldades né? os momentos ruins passam e ficam as lembranças boas do que construímos ♥

já to indo lá preparar a playlist! ♥♥♥

Jess

♥ ♥

Oi Jess! Ah, eu adoro natal também, mas o que mais gosto nele, além de tudo isso que você falou, é pensar em coisas boas que podem vir, sabe? Sempre em final de ano tenho aquele sentimento de renovação. É mágico ♥ melhor época do ano!

Jess

Sim! eu tbm acredito nisso. e isso faz tudo ser mais mágico mesmo ♥