12

dezembro 2016

nakedfigo1

Seguindo o clima de natal, hoje vou compartilhar com vocês uma receita super simples de bolo naked para a ceia de natal. Vocês devem perceber aqui pelo blog, que a Jess é quem arrebenta na cozinha! Ela e minha mãe sempre gostaram muito de se aventurar entre ingredientes e eu sempre aproveitei muito (hehe), mas estou tentando recuperar o tempo perdido e essa receita foi perfeita para isso. Ela é uma daquelas receitas de deliciosas que não requerem muitas habilidades na cozinha. De certa forma é prática e simples de fazer. O grande destaque fica pelos figos, uma fruta de certa forma mais incomum no Brasil, mas que tem vários benefícios para saúde e deixa esse bolo com uma aparência toda especial de natal.

naked

Você vai precisar de:

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 200gr de margarina
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 170gr de iogurte natural
  • 5 figos médios
  • 200ml de chantilly
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar na cobertura

naked3

  1.  Em uma tigela, bata as claras do ovo na batedeira até ficar no ponto “claras em neve”. Deixe reservado.
  2.  Em outra tigela seguida acrescente a manteiga, o açúcar e bata até ficar com a aparência de um creme homogêneo.
  3.  Acrescente as gemas e bata mais um pouco. Em seguida adicione o iogurte.
  4.  Desligue a batedeira.Adicione as claras em neve mexendo com delicadeza para ela aderir a massa.
  5.  Adicione a farinha e o bicarbonato aos poucos e mexa com a mão até essa mistura ser totalmente incorporada.
  6.  Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno 220º por aprox. 35 minutos.

Enquanto o bolo assa, você pode fazer o recheio de chantilly com figos. Para isso, pique os figos em pedaços pequenos e deixe reservado em uma tigela. Em seguida prepare a mistura pré-pronta para chantilly seguindo as instruções do fabricante. Quando estiver no ponto correto, adicione os figos picados e mexa com delicadeza para não desestruturar o chantilly.

nakedf3

Após assado, espere o bolo esfriar totalmente. Corte-o no meio para adicionar o recheio de chantilly com figos. Espalhe uma camada generosa, para que ao colocar a outra metade do bolo por cima, o recheio transborde levemente pelos lados, dando o efeito bonito que um bolo naked requer. Para finalizar, polvilhe açúcar confeiteiro por cima e decore a gosto com alguns figos cortados em tiras. O bolo ficará um charme!

nakedfigos

Esse é um bolo daqueles macios por dentro mas que tem uma casca mais dura, facilitando o manuseio. Perfeito para dar a estrutura do bolo naked. Por isso garanto, que apesar de ter que cortar no meio e rechear, você não terá grandes dificuldades. O processo foi super divertido, confesso que minha mãe e a Jess me ajudaram, assim ficou ainda mais legal! Espero que gostem da receita, quero ouvir a opinião de vocês. O que acharam desse bolo? 

RENDIMENTO: 10 pedaços


Escrito por
Jaque

Crumble de tangerina
Outono é a época das tangerinas, uma das minhas frutas favoritas! Então pensei que fazer um crumble com essa fruta, seria uma ideia deliciosa de sobremesa para essa estação! :) Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de mandioca (se preferir, pode usar aveia) 1 xícara de açúcar 4 colheres de sopa rasas de manteiga 2 tangerinas médias Em um recipiente, adicione a farinha, o açúcar e a (...)



Deixe seu comentário! Vamos adorar ler sua opinião :)





Naked Cake e figo!!!!! Combinação perfeita. Assim que der aquele tempo esperto na agenda vou tentar em casa 🙂

Tenta sim, Ju! Se fizer mostra pra gente no @caoscriativo ♥

Jaque, esse bolo ficou divinoooo, lindaum com essas cores. Parabéns! Parece uma daquelas receitas que minha mãe vai pegar e veganizar pra testar auhsuahsuh <3
E as fotos estão lindas tbm. =**

Ah, que amor Grazi!! ♥ Fico muito feliz que tenha ficado baum! Sua mãe deve ser uma fofa.