24

abril 2017

Voltando a programação de outono, hoje eu trouxe uma receita que é perfeita para um café da manhã sazonal: waffle caramelizado com calda de maçã e canela. Tá, eu sei, maçã e canela é um clichê outonal, acontece que é tão bom que dá para repetir sempre, aquela receita meio básica que faz a gente se sentir no aconchego da estação

  • 1 ovo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 2 maçãs pequenas
  • 1 colher de sopa de canela
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

  1. Em uma tigela, coloque o ovo, o leite e a manteiga. Certifique-se que a manteiga está fria ao colocar com o ovo, do contrário vai cozinha-lo.
  2. Bata essa mistura com um fuê.
  3. Aos poucos acrescente a farinha e vá mexendo até ficar uma mistura homogênea. Acrescente o extrato de baunilha e mexa até incorporar.
  4. Adicione o sal e o fermento em pó.
  5. Coloque a massa em uma forma de waffle, e leve para assar na temperatura de 200º por cerca de 5min. Se preferir use a máquina de waffle. Apenas tome cuidado para não dourar, porque você deverá colocar o açúcar para caramelizar.
  6. Antes de ficar douradinho (quando a massa estiver sólida), coloque o açúcar e leve ao forno para dourar. Se for usar a máquina de waffle, basta retirar o waffle ainda meio “cru”, colocar o açúcar na máquina e devolver o waffle. Deixe dourar com o açúcar, o mesmo irá derreter e caramelizar, formando uma crosta crocante e docinha por fora.

Para fazer a calda, basta adicionar em uma panela a água, as 2 colheres de açúcar mascavo, a canela e as maçãs picadas em pedaços médios. Se preferir, pode usar açúcar refinado, mas fica mais gostoso com o mascavo.

Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até a calda engrossar. A maçã ficará molinha e a calda levemente caramelada.

Note que a receita é a mesma que já tínhamos passado aqui antes. A diferença é a calda de maçã e canela, bem como o caramelizado do waffle. São pequenas coisas que fazem uma enorme diferença 

E é isso. Espero que gostem! Dúvidas e comentários, só deixar aí em baixo que estamos sempre respondendo! 🙂


Escrito por
Jess

Crumble de tangerina
Outono é a época das tangerinas, uma das minhas frutas favoritas! Então pensei que fazer um crumble com essa fruta, seria uma ideia deliciosa de sobremesa para essa estação! :) Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de mandioca (se preferir, pode usar aveia) 1 xícara de açúcar 4 colheres de sopa rasas de manteiga 2 tangerinas médias Em um recipiente, adicione a farinha, o açúcar e a (...)



comente pelo blog





4 Comentários em “Waffle caramelizado de maçã com canela”


Outono!!! <3

Jess, deve ficar muito maravilhoso isso. Eu geralmente como com geleia por preguiça mesmo, mas vou salvar para fazer dia desses!

Hmm… babei de vontade aqui!
Amo açúcar mascavo e maçã e canela, os 3 juntos então…
Amei!
Beijos!

Jess

obrigada por comentar! ❤️