1

junho 2017

Junho chegou e com ele as famosas festas juninas! Muito quentão, pé de moleque, amendoim e paçoca. Mesmo com o caráter religioso,  essa data já se tornou uma tradição brasileira e é difícil achar alguém que não a celebre, nem que seja indo a uma festinha de bairro. Esse ano nós combinamos de aproveitar bem o mês, indo a várias quermesses da nossa cidade. Porém como um esquenta, decidimos também organizar nossa própria festividade, algo intímo, mas com direito a decoração e comidas gostosas  

Por isso o post de hoje são dicas para organizar uma festa junina na sua casa. SIM! Celebrar é importante, por isso acreditamos que todos podem comemorar com seu estilo. Se você não é adepto da tradição católica, por exemplo, nada impede que você comemore essa festa sazonal. Faça do seu jeito, traga suas simbologias. Motivos para celebrarmos com quem amamos nunca faltam e isso eleva o nosso espírito. No fim das contas, esse é sempre o objetivo de qualquer feriado.

  1.  Cardápio

  2. A primeira coisa a se pensar ao organizar esse tipo de celebração é a comida. Comidas típicas de junho envolvem pratos quentes (afinal está frio em metade do país) e muito milho, amendoim e mandioca, alimentos típicos da nossa cultura. Tudo depende de quantas pessoas você vai convidar e o gosto dos convidados. Segue abaixo uma tabela com sugestões de prato típicos da época. Você pode se inspirar para montar seu cardápio:

  3.  Decoração

  4. A segunda coisa mais importante para planejar uma festa junina é a decoração! Muitas cores e estampas são a pedida certa! Uma toalha de chita, ou um pedaço de tecido xadrez podem vestir a mesa principal. Para dispor os doces, abuse de pratos e utensílios coloridos, que dão um tom ainda mais divertido a festa. E por fim, a minha dica pessoal são: flores! Flores coloridas, vibrantes e alegres para deixar sua comemoração ainda mais especial. Acho indispensável.

    Claro que você também sempre pode optar pelos famosos símbolos juninos, como bandeirinhas, chapéus, fogueiras… O que seu espaço e criatividade permitir. Use e abuse!

    + VEJA AS NOSSAS INSPIRAÇÕES NO PINTEREST

  5.  Convites

  6. A terceira coisa que deve ser pensada são os convites! Quem você pretende convidar? Será uma reunião mais intima, ou uma festa de arromba? hehe A quantidade de pessoas e o tempo que você tem para preparar delimita o modo de fazer. As opções são infinitas. Você pode fazer seu convite de forma manual (uma terapia, acho super divertido) e presentear seu convidado com esse mimo cheio de carinho. Ou pode ser mais prática e enviar um convite informal por redes sociais, telefone ou e-mail. O importante é ser feito com antecedência de no mínimo uma semana, para as pessoas poderem se organizar.

    ps. Sempre indique se o convidado deve ou não trazer algum prato. É elegante para que a pessoa não se sinta constrangida caso chegue no dia de mãos vazias e perceba que todo mundo trouxe algo.

  7.  Música, diversão e brincadeiras

  8. Quando convidamos as pessoas para algum tipo de celebração é sempre legal pensar em coisas que as pessoas podem fazer para se sentir mais a vontade. A ideia é uma reunião mais intima, com um bom papo? Disponha cadeiras e puffs para que as pessoas se sentem próximas e possam conversar. É legal também ter sempre um aperitivo e bebidas para tornar o processo mais à vontade. Música ambiente nesse caso é bem interessante.

    Agora se você prefere uma festa maior e mais focada em diversão mesmo, uma boa playlist faz toda diferença. Músicas animadas e eventualmente, porque não, algumas atividades? Tudo depende dos seus convidados. Veja se eles vão se sentir a vontade com esse tipo de festa. Caso sim, garanta que haja muito espaço para diversão e brincadeiras.

  9. Logística

  10. E por fim, o último passo para se planejar uma festa junina é pensar na logística. Uma boa lista de compras ajuda você a se preparar com antecedência e garantir que terá tudo a postos. A minha dica é: prepare o que for possível no dia anterior, pois no dia da festa o ideal é que você se foque na decoração e arrumação dos espaços. Claro que aqui também vale a máxima: tudo depende de como você planeja. Se é algo mais informal e intimo, dá para fazer tudo no mesmo dia. Apenas não se esqueça que as comidas típicas de festa junina são de preparo demorado, então mesmo que seja em poucas quantidades, pode dar bastante trabalho.

    Por isso que o ideal nesse tipo de festa é fazer algo compartilhado. Quando cada um leva um prato, não fica pesado para ninguém e dá para todo mundo se divertir e comer com fartura. Se tiver essa opção, vale considera-la. Nos casos de festa maiores, vale a pena comprar bastante doces avulsos (que já compramos prontos) e deixar para caprichar nos pratos mais principais.

Essas foram minhas dicas para você organizar uma festa junina inesquecível. No mais, desejo a todos ótimas festividades. Dúvidas ou sugestões, não hesitem em deixar aqui nos comentários, vamos adorar trocar informações com vocês 


Escrito por
Jess e Jaq.

Nosso mini arraial
No último fim de semana, tivemos nosso mini arraial. Com as dicas que demos no último post, organizamos uma pequena celebração no aptox, cheia de delícias, boa música e bons papos. Foi algo extremamente simbólico e intimista, por isso não poderíamos deixar de registrar, como inspiração. Como fizemos em um apê pequeno, não ousamos muito. Montamos 2 mesas, uma de doces e uma de salgados. A de doces foi a principal (...)



Deixe seu comentário! Vamos adorar ler sua opinião :)





[…] último fim de semana, tivemos nosso mini arraial. Com as dicas que demos no último post, organizamos uma pequena celebração no aptox, cheia de delícias, boa música e bons papos. Foi […]

AMEEEI esse post! Junho é meu mês favorito do ano: Tem meu aniversário, festa junina e taaanta comida boa hahaha… Sempre tenho vontade de fazer uma festa juniina de aniversário, mas é no dia 25 e acabo sempre aproveitando as de são João mesmo hahah… Quem sabe não animo fazer algo?
Beijos!

Jess

Que massa! Faz sim 🙂 essa semana vamos postar uma mini-celebração que fizemos, dá para se inspirar bastante! ❤️